TENOUCHI – PARTE 1

Tenouchi se traduz simplesmente como “o interior da mão” e no IAIDO significa uma correta empunhadura e a ação de apertar com ambas as mãos no ponto de golpear. Se for apertado com muita força ou antes do momento, a ponta da espada não se estenderá para a frente o suficiente para atingir o alvo corretamente e com firmeza.

O tenouchi deve ser relaxado e natural. Para isso, deve-se iniciar o movimento segurando a espada corretamente ou seja, com o fim da tsuka encaixado no calcanhar da mão esquerda e o mindinho e o anelar aplicando uma ligeira pressão com o dedo médio, o indicador e o polegar, mal fazem contato. Para a mão direita, a empunhadura é a mesma, e a articulação do indicador tocar levemente a tsuba. Segure a espada como se alguém fosse tira-la e, ela poderia deslizar para frente sem fricção. Outro ponto importante é que os pulsos devem se inclinar levemente, de modo que o centro do V formado pelo polegar e indicador de cada mão esteja em um ângulo de 90 graus em relação ao solo.

Segurando a espada desta maneira, o corte se dará com o aperto do dedo mínimo e indicador após o ponto de impacto e, sem mudar sua aderência em nenhum estágio do corte.